quarta-feira, 3 de março de 2010

O encontro entre romanos e germânicos

Ao tomarem o território Romano do Ocidente, os germânicos se depararam com uma cultura. Além disso, encontraram milhares de pessoas inseguras. A maior parte delas já estava refugiada no campo.
A cultura romana e germânica foram ao longo do tempo misturando-se. O resultado dessa longa fusão foi o surgimento de uma “terceira cultura”. Dentre elas o cristianismo que foi incorporado pelos germânicos.
Entre o século IV e VIII d. C. o comércio diminuiu na Europa. O antigo Império centralizado deu lugar a diversos reinos. Além dos germânicos, outros povos bárbaros ocuparam o antigo Império.

''Barbáros'' germânicos

Eram chamados de Bárbaros todos aqueles que não falavam latim e que não moravam dentro das fronteiras do império romano.
Haviam uma infinidade de povos que eram chamados de Bárbaros pelos romanos dentre eles estavam os germânicos que habitavam a imensa região da Germânica. Dividiam-se em: Francos, Vandalos, Alamanos, Ostrogodos e Godos. Os grupos viviam em aldeias e dedicavam-se à agricultura e a pecuária. A base da sociedade era a família comandada pelo pai. Entre os germânicos haviam homens livres proprietários, os semilivres (não tinham propriedade e pagavam tributos) e os escravos (prisioneiros de guerra). Com excessão desses todos ram guerreiros. Somente os homens livres participavam das assembléias que debatiam os assuntos relacionados a vida na comunidade.
Ao tomrem o território romano do ocidente, os germânicos se depararam com uma cultura e uma organização econômica totalmente diferente da sua. Além disso depararam-se com milhares de pessoas inseguras, temendo com o que lhes pudesse acontecer.A cultura romana e germânica foram com o tempo misturando-se dando lugar a uma ''terceira cultura'', o cristianismo. Entre o século IV e VIII d.C. o comércio diminuiu sencivelmente na Europa. O poder se dividiu entre os germânicos que lideravam as divisões.
Os Francos conquistaram a Gália, e sua conversão precosse ao cristianismo deu ao seus reis o apoio à igreja de Roma. O mais importnte dos reis francos foi Carlos Magno.
No Natal de 800 d.C., na basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão III coroou Cralos Magno imperador. Em seu governo, Carlos Magno manteve com os nobres uma relação de reciprocidade, consedia-lhes terras em troca de fidelidade.
Após a morte de Carlos Magno, os filhos e netos não conseguiram manter o controle sobre os nobres. Em 843 d.C. o império acabou dividido entre os três netos de Carlos Magno.