sábado, 29 de maio de 2010

Os campos ou pampas
Sua temperatura no inverno é de entre 10ºc e 14ºc, no verão entre 20ºc e 23ºc. A suachuva no verão têm unidade alta e seco no inverno. Sua peculiaridade é igual as matas como sa florestas Araucária. Alguns animais típicos : Gato-palheiro, Perdiz e Graxain-do-mato.

O pantanal
ele possui uma estimativa de mais de 260 espésies de peixes , 50 derépteis , 650 de aves e 50 de mamiferos. Ela possui mais 1700 espésies somando tudo. As cheias permitem o equilibribo pantaneiro, trazendo sedimentos e nutrientes que fertilizem o solo e a água. Alguns animais tipícos:Piranha, Jaburu e Jacaré.

O manguezal ou mangue
Sua vegetação atinge alturas médias entre 3 e 6 metros . Chegando a 12 metros na área internas. Ele possui 3 tipos de mangues: Mangue-vermelho , mangue-branco e mangue-siriúba.
Tem 86 espécies de aves, 59 de crustacios , 133 de moluscos e 185 de peixes.
Animais tipícos: Caranguejo, martim-pescador e guaxinin.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Cerrado

Ele tem uma temperatura média e um clima quente . Suas chuvas são regulares entre setembro e maio . Sua área original é de 22% e a atual é de 14% da original . Tem alguns animais típicos: Ema, tamandua-bandeira e lobo-guará.

A Caatinga

A temperatura é muito elevada durante quase todo o ano . Sua chuva no verão dura 8 meses no ano, não chove no inverno surge as folhas e renasce uma mata baixa e verde. A sua área original é 10% territorial nascional e atual é de 30% desvastada. O seus animais típicos é: suçuarana, largarto-das-rochas e avoante. 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Biomas Brasileiros

Floresta Amazonica

Possui uma temperatura relativamente univorme, tendo chuvas constante sendo diarias em certas épocas do ano. Sua área original de 5,1 milhões de km². Atualmente já foram desmatadas 680mil km². E nessa área territorial tem uma grande biodiversidade.
Tendo algus animais tipicos da região:Galo-da-serra , Cágodo, macaco-barrigudo.
Tendo mais de 30mil éspesies de vegetais. E suas árvores são castanha-do-para, seringueira e bomilha.


Mata Atlantica

A sua temperatura é muito ariavel, ela se extende desde as regiões mais quentes e mais frias. As chuvas são menos frequentes e abumdantes.Sua eztenção riginal é de 1 milhões de km², ocupando 12% do território atual brasileiro. Atualmente sua área é de 7% da área original. Tendo alguns animais tipicos são borboleta, perereca e tiê-sanque