quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rio de janeiro, a Lisboa tropical


Desde 1763, o RIO DE JANEIRO já era a capital do Brasil. Portugal havia transferido a capital de salvador para o Rio. Aí se alojaram os milhares de portugueses que fugiram com D.João.

Para os europeus, o Rio de janeiro era uma pequena cidade. Em 1800, Lisboa tinha 217.000 habitantes. Rio apenas 50.000 habitantes. O Rio deslumbrava a européia péla sua beleza natural.

Os pobres viviam no centro da cidade com pequenas casas só com uma janela. Já os ricos fugiam da brigas e confusões e misérias do centro e procuravam lugar longe da cidade.

Os artesãos, os ambulantes e os empregados eram os pobres da cidade. Uma vida sofrida e lutavam pra viver.

Os fazendeiros os grandes comerciantes, os traficantes de escravos os altos funcionários públicos eram os ricos da cidade. Vestiam-se bem.

D. João fez muito ao ver o que estava acontecendo. Ele fez escolas para os ricos e de casse media, bibliotecas com livros europeus. O governo proibia a publicação de livros.

D. João criou hospitais e o Jardim Botânico um parque muito conhecido atualmente. Em 1813 criou o teatro São João. O Rio tinha apenas 50 mil habitantes e 15 mil estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário